Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De cozinhar por mais!

Receitas de comer e cozinhar por mais!

Chamuças de ovos moles

Ingredientes para 12 chamuças:

Para os ovos moles

- 4 gemas
- 120 gr de açúcar
- 100 ml de água

Para as chamuças

- meio pacote de massa filo 

- (pelo menos) 70 gr de manteiga

Começar por fazer os ovos moles. Colocar num tacho o açúcar e água e mexer com uma colher para dissolver o açúcar. Levar ao lume até atingir o ponto pérola. Atenção: tentar não mexer a calda enquanto está ao lume.
Retirar o tacho do lume e deixar arrefecer 5-10 minutos, apenas o suficiente para as gemas não cozerem quando forem adicionadas mas não deixando que o açúcar solidifique. Juntar, pouco a pouco, as gemas (previamente batidas) e ir mexendo. Colocar toda a mistura de novo no fogão em lume brando para engrossar, mexendo sempre até formar uma estrada. Não deixar ferver! Conservar no frigorífico com película aderente colada à superfície até estar completamente frio.

Quando os ovos moles já estiverem frios, começar a fazer as chamuças. Primeiro, derreter a manteiga em banho-maria ou no microondas e pré-aquecer o forno a 200º. Depois de desenrolar a massa filo com cuidado, tirar uma folha e pincelar toda a superfície com manteiga; "colar" logo outra folha por cima. Cortar as folhas em 4 tiras de igual largura (cortar na horizontal, de modo a que a tira seja o mais comprida possível). Pegar no doce de ovos e colocar na ponta da tira e depois começar a dobrar em triângulos, para ficar em forma de chamuça. Não encher demasiado a chamuça, senão ela "rebenta" no forno e o recheio sai. Repetir o processo até os ovos moles terminarem.

Colocar as chamuças no forno em cima de papel vegetal. Tirar quando já estiverem douradas.

 

ATENÇÃO: ESTE É O MELHOR DOCE DE TODO O SEMPRE!!!

10423832_10203825265089196_1330948466374215171_n.j

2 comentários

Comentar post