Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

De cozinhar por mais!

Receitas de comer e cozinhar por mais!

Bolo de maçã e ovo (ou bolo crepe de maçã)

Eu gosto muito de doces com maça: adoro tartes de maçã, apfelstrudel, bolos de maçã, crepes de maçã. E este bolo, um dos meus preferidos, é uma junção destas duas coisas: é um bolo mas tem um toque a crepe, devido à guarnição que leva já depois de estar no forno.

Este não é um bolo para todos: normalmente fica com uma textura recozida, devido à humidade das maçãs, e o sabor a ovo no cimo também não é agradável a todos os palatos. Para além disso, não o aconselho para uma festa ou cerimónia: não é, por regra, um bolo bonito - fica escangalhado, um bocado torto. Mas o sabor compensa imenso e é tão rápido e fácil de fazer que se torna o doce perfeito para aqueles dias em que não há muito tempo nem vontade mas o estômago grita por algo delicioso. Como é só juntar e misturar ingredientes, faço-o numa liquidificadora.

Não se assustem se o bolo não crescer muito: ele é mesmo assim. E a dose é pequena, não usem formas muito largas. Se duplicarem a receita, coloquem só um pouco mais de óleo de coco e não o dobro, senão fica demasiado gorduroso - e a guarnição, a menos que mudem de forma, também não precisa de ser duplicada.

 

Ingredientes:

5 colheres de sopa de farinha

4 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de óleo de coco (podem trocar por óleo normal, mas posso garantir que o resultado final não sabe a coco)

4 colheres de sopa de leite

3 ovo

2 maças (o tipo é à vossa escolha - a quantidade depende também do tamanho da forma)

1 colher de chá de fermento

1 pitada de sal

 

Guarnição

1 ovo

2 colheres de sopa de açúcar

30 gr de manteiga

 

Modo de preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º. Misturar os ingredientes secos: a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Bater os ovos inteiros e ir juntando o preparado anterior (não deitar tudo de uma vez). Depois, juntar o leite e o óleo de coco. Verter a massa para uma forma untada e polvilhada e colocar por cima as maças, cortadas em fatias finas (eu, normalmente, faço o bolo numa forma de bolo inglês, o que faz com que não leve muitas maçãs; se fizerem numa forma redonda, terão provavelmente de aumentar o número de maçãs. A disposição com que as põem é indiferente, mas eu gosto de as encastelar). Colocar no forno durante cerca de meia hora/40 minutos - quando o palito estiver seco e o bolo dourado, é quando está pronto a sair.

Depois do bolo estar no forno, preparar a guarnição. Derreter a manteiga, deixa-la arrefecer um pouco, e depois juntar o ovo e o açúcar. Mexer bem. Cerca de 15 minutos antes do bolo sair do forno (quando já estiver mais crescido mas o topo ainda não totalmente cozido) deitar esta mistura sobre o topo. 

 

IMG_8705.JPG

 

A "cozinheira"

foto do autor

Links

Blog da autora:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.