Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

De cozinhar por mais!

Receitas de comer e cozinhar por mais!

Tarte de amêndoa

A tarte de amêndoa é o meu ex-líbris - um dia comi uma tarte deste género num restaurante e apaixonei-me de imediato. Soube que tinha de a fazer em casa e devora-la o mais brevemente possível. E assim foi - "roubei" a receita a uma das minhas tias e, daí para a frente, foi sempre a comer (e comi tanto que acabei por enjoar). Ainda assim, sei que é das melhores coisinhas que faço e sempre que há festa é-me encomendada uma, onde passado pouco tempo de estar na mesa só ficam migalhas para contar a história. Espero que gostem!

 

 

 

Ingredientes:

Base

200g de farinha

150g de açúcar

125g de margarina/manteiga

1 ovo

 

Creme

150g/200g de amêndoas

125g de margarina/manteiga

125g de açúcar

4 colheres de sopa de leite

 

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º. Preparar a massa primeiro, batendo primeiro o ovo com o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado. Juntar depois a farinha e a margarina derretida e misturar bem até ficar uma massa espessa. Untar uma tarteira (melhor aquelas que sai o fundo) com manteiga e farinha e espalhar a massa homogeneamente. Pica-la com um garfo para que não cresça quando for ao forno. Levar ao ao forno e retirar quando começar a ficar dourada.

Para a preparação do creme: num tacho pequeno, em lume brando/médio, derreter a margarina e depois juntar o açúcar, o leite e as amêndoas (a quantidade de amêndoa vai com o gosto de cada um, pode varia sensivelmente entre os 150g e os 200g). Deixar tudo derreter e ir misturando de vez em quando até deixar engrossar levemente (nunca engrossa muito), durante uns 10 a 15 minutos. 

Quando a massa já estiver pronta, retira-la do forno, verter o creme das amêndoas e levar de novo ao forno até ficar dourada.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

A "cozinheira"

foto do autor

Links

Blog da autora:

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.